segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Restauro Austin mini 1275 GT

Como o prometido é devido, vou postar o restauro do meu carro!

Decorria o ano de 2000 quando tirei a carta e então andava ás custas do popó do pai, então para me tornar autónomo e um pouco independente, arranjei uns trabalhos nas férias escolares e ganhei dinheiro para comprar o meu primeiro mini. Então disseram-me que um tal senhor Sérgio tinha um á venda, mas eu não sabia que modelo era, na altura não entendia patavina de minis então vi a frente dele e pensei: "Este mini é diferente dos outros porquê"? Com os anos vim a saber que carro comprei :) .


Então a partir daí fiz dele o meu carro diário, ou seja, viajava para a escola, treinos de futebol, passeava, ía para a noite :) , até que em Julho de 2005 furtaram-me o carrito atrás do Edifício 2000 em Leiria. Para meu espanto pensei que o tinha estacionado noutro lugar, mas afinal não, era mesmo ali que o tinha deixado. Calmamente me desloquei á polícia e denunciei o incidente com uma certa tristeza espalhada no meu rosto. Após 3 semanas liga-me o senhor Vítor do minipt a dizer que o tinham encontrado em Pombal, graças àquele clube consegui ver o meu pequenino carro por mais uma vez, então decidi dar-lhe um tratamento novo, então comecei por as mãos á obra com a ajuda do meu irmão.




antes do restauro








Início do restauro





Decapagem




Passado alguns meses de volta da chapa, eis que começo propriamente o restauro. Levei o carro ao chapeiro para tirar os pontos de oxidação e substituição de peças já ferrugentas.





Após a pintura de todos os constituintes do veículo deu-se a montagem tão esperada do carro, decorria o ano de 2006





Continuação:





Após muitos euros gastos em cromagens, pintura, rectificações, compra de material novo, eis que surge algo que tanto ambicionava, ver o motor neste estado.





Após o restauro eis como ficou o meu carrito:






Apesar de certos contratempos que nos aparecem ao longo de um restauro desta natureza, tenho que me dar por feliz e contente, pois consegui tornar um sonho em realidade, trabalhei para o gastar no que desejei ter, obtive ajudas de diversos amigos. Todo este processo resume-se a uma simples frase: "Tornar um sonho realidade é algo inexplicável que entra nas nossas vidas sem nos apercebermos"!!!

Quero desde já dar os meus grandes agradecimentos ao meu pai que faleceu há tão bem pouco tempo e que desejava tanto como eu ver o carro no estado em que aparente, ao meu padrinho Chico e primo David que me ajudaram a pintar muitas peças e me forneceu material de decapagem e limpeza, ao meu irmão que me ajudou a desmontar, a decapar e a montar o carro, ao Sandro que me ofereceu decapante, ao meu amigo telhas que me ajudou a levar o carro na carrinha do pai para o jacto de areia, á minha mãe por me ter ajudado financeiramente, a minha namorada pelo apoio que me prestou e ajuda na solução de problemas e de ideias.

Um abraço a todos os meus amigos



Tiago Rodrigues

Sem comentários: